International Blog Day. Por que é que a blogosfera é tão mágica?

ph.Pineapple Supply Co.

É a primeira vez que comemoro o International Blog Day, mas não há melhor forma de o fazer do que seguir a tradição pela blogosfera fora e partilhar os meus blogues preferidos, mas também a minha experiência.

Quero começar por dizer que a blogosfera não é nova para mim. Comecei por ter um blogue no Sapo como diário virtual por volta dos meus catorze anos. Conheci muitas pessoas nessa altura com quem partilhei conversas intermináveis nos comentários e até postais, outras lembranças e cartas gigantes.

No Sapo sou capaz de ter tido mais de quatro blogues diferentes. Mais tarde mudei-me para o Blogger, mas durou pouco tempo até me estabelecer de vez no WordPress, a minha plataforma preferida para blogues. Confesso, contudo, ter um carinho muito especial pelo Sapo, não só porque foi aí que me iniciei na blogosfera, mas sobretudo pela comunidade fantástica.

Ainda hoje faço amizades graças aos blogues. Este ano decidi participar finalmente no Bloggers Camp e não podia ter feito mais sentido. Aprendi tanto e criei laços com pessoas que agora dificilmente deixarão de fazer parte da minha vida. Tudo por causa de uma paixão em comum.

Ter um blogue é muito mais do que possam imaginar. É uma forma de melhorarmos a nossa escrita, de partilharmos os nossos interesses, de expormos o nosso trabalho, de colaborarmos com pessoas que nos inspiram. É uma óptima forma de complementarmos o nosso currículo, como sugere a Catarina Alves de Sousa no seu primeiro livro (e com conhecimento de causa, uma vez que alimenta o seu próprio blogue desde 2008).

O Meek Sheep é sobretudo um espaço de partilha daquilo que gosto de fazer (e no fundo do que sou), mas sem me levar demasiado a sério. É uma espécie de extensão do meu portefólio, a par do meu blogue de comunicação de ciência, o Supernova. Entretanto, partilho três dos meus blogues preferidos.

Blogues a seguir

 

O Joan of July foi dos primeiros blogues que eu comecei a seguir. É um dos meus preferidos de sempre. Tem de estar sempre em qualquer lista de blogues a seguir. Aproveito para recomendar, neste dia especial, todas as publicações dedicadas ao blogging.

Blog Day: Joan of July

 

 

O It’s Ok é provavelmente dos blogues mais inspiradores que sigo. Tem uma linha editorial muito bem definida e os conteúdos são sempre de excelência. Além disso, o conceito é generoso, de partilha de projectos incríveis que toda a gente deve conhecer.

Blog Day: It's Ok

 

Conheci o Lolly Taste por causa da ida ao Bloggers Camp. É um espaço de amor próprio que nos faz reflectir sobre quem somos, quem queremos ser e como é importante abraçarmos as nossas imperfeições para conseguirmos alcançar um estado de equilíbrio na vida.

Blog Day: Lolly Taste

Há pelo menos uma dezena de blogues que merecem menção honrosa, mas tenho a certeza que terei mais oportunidades para partilhar os projectos de pessoas que me dizem muito. Já seguem algum destes blogues?

  • Andreia Moita

    Muito bonito o teu post. Isto dos blogs é um mundo cheio de pessoas bonitas e verdadeiramente interessadas em partilhar. Beijinhos 🙂

  • marta martins

    Vou espreitar, adoro conhecer novos blogs! Ameio o post!