Pão à Mesa com Certeza, uma ode moderna à Portugalidade

Pão à Mesa com Certeza - prato cor de rosa

Estive em Lisboa a semana passada para matar saudades das minhas pessoas e, pouco antes de voltar, assaltei a casa de uma das minhas amigas da faculdade para pôr a conversa em dia. Depois de uma tarde a engolir areia na Praia da Conceição em Cascais, decidimos ir jantar fora para nos mimarmos. Acabámos por ir parar ao Pão à Mesa com Certeza, um bistrô no Príncipe Real.

Antes de sairmos à rua ainda procurámos no Zomato e até recebi sugestões da Raquel. Mas como não conseguimos escolher optámos por descer do Rato até ao Príncipe Real na esperança de que, até ao Bairro Alto, encontrássemos o spot perfeito. Às vezes a melhor opção é, sem sombra de dúvidas, deixarmo-nos levar.

O primeiro encontro

Quando passámos pelo Pão à Mesa com Certeza, não resistimos a parar e ficámos convencidas com a carta e com o ambiente. Ainda andámos uns metros para não nos rendermos à primeira, mas a ideia ficou-nos e lá fomos já a prever gastar mais do que estava planeado.

O empregado que nos recebeu foi muito simpático e, depois de perguntar se preferíamos interior ou exterior, arranjou-nos uma mesa para dois perto do balcão. Ficámos apaixonadas pela decoração. As lâmpadas são copos ao contrário e garrafas sem fundo em suspensão, os cadeirões são bastante confortáveis, Fernando Pessoa está presente em frases pela parede e em ilustrações a preto e branco.

As entradas

Dispensámos o couvert e para beber optámos por um litro de sangria branca de frutos exóticos, que durou para a refeição inteira. Começámos logo por duas entradas. Camarão agridoce, ligeiramente mais picante do que estávamos à espera, mas nada a recear para quem gosta ou já está habituado. Com destaque para o facto de ter ananás a acompanhar. Mas o que mais nos surpreendeu foi o pão saloio com queijo mozzarella, tomate, cogumelos e coentros. Não estávamos de todo à espera de receber um pão recheado, ainda por cima tão bom.

Os pratos principais

Não sabíamos se íamos conseguir comer dois pratos principais, mas decidimos arriscar com camarões com risotto de abóbora e gengibre e plumas de porco preto com camarão e migas de feijão. As doses são generosas e ambos impressionaram. Os camarões do primeiro prato vinham abertos e quase que derretiam na boca à primeira dentada. As plumas de porco preto estavam tenras e saborosas e as migas vinham acompanhadas de espuma de manga.

A sobremesa e um até breve

Quando chegou a hora de pedirmos a sobremesa, a minha parceira gastronómica já estava cheia mas com alguma persuasão consegui convencê-la a dividir o chocolate com mousse de framboesa, gelado de ginja e nougat de frutos secos e chocolate. Para além da apresentação desconstruída a fazer lembrar aqueles programas de culinária que dão no 24Kitchen, as fatias de bolo de chocolate eram húmidas, como gosto, e a mousse de framboesa acompanhava perfeitamente.

Tenciono voltar, não em breve porque os preços não são muito em conta, mas gostava de poder provar o queijo de ovelha gratinado com mel de urze e pimentos, outro dos pães saloios e pelo menos mais um ou outro dos pratos principais. Das sobremesas nem falo porque só os nomes são uma perdição.

Como podem calcular, fica mais do que recomendado. O serviço é muito eficiente e simpático, a comida vale cada centavo e o ambiente é divinal. Sem esquecer a música que nos acompanha durante toda a viagem pelos sabores portugueses, desconstruídos de uma forma tão moderna e com excelente apresentação.

Pão à Mesa com Certeza 
Rua Dom Pedro V, n.º 44,  
Príncipe Real, Lisboa

 Pão à Mesa com Certeza Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato