off-sight-sintra-meeksheep

OFF SIGHT | Um novo projeto fotográfico e uma aventura em Sintra

O Off Sight é a continuação de um grupo que nasceu com o projeto fotográfico 6 on 6 e que pretende continuar a treinar a arte que é captar imagens e partilhar a sua história. A edição de janeiro contou com a presença de lugares abandonados e, este mês, o primeiro em que participo, o tema mantém-se.

Quando fui convidada para participar nesta aventura de fotógrafas em formação, fiquei super entusiasmada. Em primeiro lugar porque adoro fotografar. Em segundo porque, infelizmente, muitas vezes preciso de uma desculpa para me obrigar a fazer algo que, afinal de contas, gosto tanto. Seja por falta de tempo ou por preguiça de sair à rua em vez de ficar a relaxar no, lá está, pouco tempo que tenho para estar só comigo.

Em Tavira existem alguns prédios que começaram a ser construídos e, entretanto, estão abandonados. Mas estava fora de questão fotografar lá, uma vez que só vou uma vez por mês a casa dos meus pais e já tinha realizado a viagem umas semanas antes. Como não conhecia nenhuma casa abandonada em Lisboa nem nos arredores e, numa aventura tão ousada, convém irmos acompanhados, juntei-me à Marta, à Lúcia e à Margarida numa visita a Sintra.

off-sight-porta-aberta-meeksheep

off-sight-corrimão-meeksheep

A primeira casa em que entrámos era um antigo Centro de Saúde. Eu e a Marta saltámos o muro como autênticas invasoras de propriedades, mas a Guida não demorou a perceber que o portão abria facilmente. De qualquer forma, combinámos que só íamos escolher fotografias de um lugar e, por isso, a escolha recaiu facilmente nas que tirámos no interior de um prédio cuja porta, como que a convidar-nos, estava aberta.

Para além dos destroços, percebi que gosto muito de focos de luz e, sobretudo, de janelas. Não fiquei especialmente satisfeita com as que tirei neste espaço em particular, porque não consegui fugir do ruído nem de outros erros técnicos. Culpa de quem não mexe na máquina há demasiado tempo. Tenho, contudo, de agradecer à Lúcia por ter sido uma modelo exemplar.

off-sight-janela2-meeksheep

Tenho pena que a qualidade esteja muito aquém do que seria desejável. Por outro lado, gosto muito do sentimento de saudade que transmite e do contraste entre um interior tão escuro e um exterior tão claro. O céu podia estar muito mais bonito, mas infelizmente o tempo não estava assim tão bom e a cor estava mesmo murcha. Até parece azul claro, enevoado, mas na verdade estava um cinzento tímido, desenxabido.

Por outro lado, não resisti a tirar umas macro. Descobri que não é só para eternizar a natureza, mas também os destroços que o ser humano deixa para trás. Por alguma razão a minha fotografia preferida é a do cano amarelo, embora o buraco negro possa fazer lembrar câmaras secretas, o que é um pouco assustador. Quanto à gaveta, só reparei no pormenor curioso das gordas em casa. Parece um pouco macabro, não?

off-sight-cano-meeksheep

off-sight-lavatório-meeksheep

off-sight-gaveta-meeksheep

Gostei muito da experiência, sobretudo porque o fiz em boa companhia. É um pouco mágico explorar um espaço que já acomodou vidas e que agora se perdeu um pouco no caos das mudanças e da degradação. Descobrir recantos e objetos que outrora pertenceram a alguém. Talvez por isso tenha de acabar a partilhar o que mais me fascinou: a natureza escondida, a crescer, a adornar, com tão viva cor. À espera que a reguem.

off-sight-natureza-meeksheep

O prédio era supostamente a antiga propriedade dos inválidos do comércio, um legado do benemérito Romão Ferreira Pires, localizada nas Escadinhas do Hospital, em Sintra. Confesso que fiquei intrigada com a razão por que ainda não se precederam a obras de restauro. Se alguém viver em Sintra ou estiver a par da situação, fique à vontade para começar uma conversa.

Não se esqueçam de passar pelos blogues das fundadoras | a Marta do Viver a Viajar, as Catarinas do Joan of July e do A Girl in Mint Green, a Vânia do Raining Days and Mondays e a Joana do Jijie das outras convidadas, a Margarida do Leves e Ausentes, a Bela do Espiral em Flor, a Marta do FashiONoir e a Lúcia do Lucie Lu.