ACMA | Passatempos

passatempos_cover_meeksheep

Em janeiro participei, pela primeira vez, no desafio d’A Cultura Mora Aqui. Escrevi acerca das séries que estou a ver no momento e as que tenciono devorar assim que possível. Para, no mês seguinte, me debruçar sobre o cinema e as emoções – que acabam por se agarrar à nova temática, a dos passatempos. 

Tenho muitos passatempos. Escrever, por exemplo. E, assim, a princípio talvez se pudesse dizer que, não querendo falar de tantos nem de todos, seria óbvia a minha escolha. Mas a verdade é que não venho falar de nada relacionado com palavras.

Não vos venho dizer o quão gosto de mergulhar em histórias ou de as escrever, nem da coleção de postais e cartas que guardo numa grande caixa às flores, em cores pastel, em cima do armário do meu quarto de infância, em casa dos meus pais (a uns bons quilómetros do meu quarto em Lisboa).

De séries e filmes já contei um pouco e, embora haja tanto mais nesses mundos que vos podia desvendar, decidi divagar sobre um passatempo que é tão recente como o mestrado que estou a frequentar. Para quem não sabe, depois de me licenciar em Ciências da Comunicação, com especialidade em Jornalismo, enveredei pela Comunicação de Ciência, na mesma faculdade, a FCSH/NOVA. Por arrasto, o interesse óbvio por ciência e, porventura menos óbvio, pelo ambiente.

cogumelos_meeksheep

Quando pensei em passatempos, pensei em atividades ligadas à natureza. Nunca fui muito de ar livre, confesso. Só acampei uma vez, no SBSR, em 2011. Mas, quando tive de escrever uma reportagem para o seminário de Jornalismo de Ciência, descobri o Centro de Educação da Mata Nacional da Machada e do Sapal do Rio Coina, no Barreiro. Não tem nada a ver com acampar, é verdade, mas tem muito a ver com a reserva natural que nos rodeia, com a conservação e manutenção de espaços naturais e educação cívica e ecológica.

Em dezembro passado, realizei um passeio micológico, isto é, um passeio pela Mata para observar e aprender mais sobre fungos, sobretudo cogumelos. Podem ler a reportagem que, mais tarde, consegui publicar na revista Wilder e um Explicador que escrevi no meu blogue de comunicação de ciência. Vão perceber, certamente, como foi uma experiência divertida e enriquecedora – e como começou o meu interesse por tudo o que diz respeito à natureza.

A última atividade em que participei na Mata da Machada foi uma oficina teórico-prática de engenharia natural. Para além de ter aprendido biotécnicas e ter construído uma barragem num ecossistema dominado por plantas invasoras, conheci pessoas, respirei ar puro e aproveitei para tirar fotografias.

Ultimamente faço questão de ir todas as semanas à agenda da Wilder descobrir o que há para fazer no presente mês – e há tanto, tanto, tanto, que não imaginam o quão triste fico quando calha em algum dia em que não posso (e calha demasiadas vezes).

ceabarreiro_meeksheep

Acho que ando há séculos a tentar descobrir um workshop de ilustração científica que decorra em dias em que não tenha quaisquer compromissos. Ainda não consegui. De momento, ando de olho nas formações do Jardim Zoológico de Lisboa, sobretudo na de iniciação à fotografia de vida selvagem.

Para mais breve, gostava muito de conseguir participar na atividade de anilhagem na Quintinha de Monserrate, em Sintra. A maior parte das ofertas são gratuitas, por isso é impossível não querer ir a todas. E vocês, também gostam de natureza? E atividades ao ar livre?

natureza-meeksheep

Qualquer blogger/youtuber pode participar n’A Cultura Mora Aqui, não sendo obrigatório participar todos os meses. Basta enviar mensagem a manifestar interesse. Tenham atenção ao facto de não se falar de moda e maquilhagem. Aproveitem para seguir a página de Facebook e o blogue para que possam descobrir as outras participações.

2 Comments

  1. Olá Raquel 🙂

    Aqui está um bom post motivador para ir descobrir o que há para lá alcatrão e do betão que preenche o nosso dia a dia. Há claramente cada vez mais uma falta de contacto com a natureza e a importância da mesma.

    Muito bom post! 🙂

    PUMPUM – wwww.pumpum.org
    PUMPUM publicou recentemente: Power Rangers A Review Ao Novo FilmeMy Profile

    • Raquel Dias da Silva

      Olá,

      Obrigada pelo comentário. Espero que a motivação se reflita numa mudança de comportamento ☺ Há atividades maravilhosas para fazer ao ar livre! Eu sou muito menina da cidade e descobri que adoro o contacto com a natureza!

      Farei questão de passar pelo teu espaço assim que possível! 👋

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge